O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Dilma manda, e Barbosa desmente mudança no reajuste do salário mínimo

Declaração do ministro foi considerada um desastre político pelo Planalto. 
Segundo interlocutores de Dilma, houve falta de “sincronismo político”


Gabriela Valente, Simone Iglesias e Catarina Alencastro | O Globo

BRASÍLIA - Com apenas um dia no cargo, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, levou ontem uma bronca da presidente da República, e, por ordem de Dilma Rousseff, divulgou nota em que afirma que “a proposta de valorização do salário mínimo, a partir de 2016, seguirá a regra de reajuste atualmente vigente”. Pela manhã, depois de ler os jornais na praia, na base naval de Aratu, na Bahia, onde descansa, a presidente ficou bastante irritada com a repercussão das declarações de Barbosa do dia anterior, sobre a mudança na regra de reajuste do salário mínimo, e mandou o ministro divulgar uma nota desmentindo as afirmações, conforme antecipou o site do GLOBO. Antes, Dilma conversou por telefone com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), e os dois avaliaram que Barbosa se precipitou. Na sexta-feira, em entrevista durante a solenidade de sua posse, perguntado sobre como ficaria a regra de correção do salário mínimo, já que a atual expirou este ano, afirmou:

— Vamos propor uma nova regra para 2016 a 2019 ao Congresso Nacional nos próximos meses. Continuará a haver aumento real do salário mínimo — destacou, sem adiantar a fórmula.

O novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa - Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Confusão inviabiliza mudança

A declaração do ministro foi considerada um desastre político pelo Palácio do Planalto. Segundo interlocutores de Dilma, houve falta de “sincronismo político”. A equipe econômica vinha estudando uma nova fórmula de correção dos rendimentos, com o aval do Planalto, mas o núcleo político do governo queria que esse assunto viesse à tona somente no segundo semestre. Com a ordem de Dilma para Barbosa desmentir as declarações, o governo, na prática, se comprometeu em manter a fórmula vigente, na contramão do que a equipe econômica pretendia.

A nota assinada por Nelson Barbosa foi divulgada no começo da tarde de ontem: “O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, esclarece que a proposta de valorização do salário mínimo, a partir de 2016, seguirá a regra de reajuste atualmente vigente. Essa proposta requer um novo projeto de lei, que deverá ser enviado ao Congresso Nacional ao longo deste ano”.

Atualmente, o piso nacional é definido com base na inflação do ano anterior (medida pelo INPC), acrescida da variação do PIB de dois anos antes. A regra expira neste ano e, portanto, precisa ser modificada ou renovada. Para 2015, o valor do salário mínimo foi fixado em R$ 788.

A nova equipe econômica avalia que não há mais condições de manter a regra atual, pela necessidade de uma política fiscal mais austera. Economistas ouvidos pelo GLOBO na sexta-feira, no entanto, acreditam que uma mudança na regra teria pouco impacto nas contas públicas em anos de pouco crescimento do PIB, como deve ser 2015.

O aumento do salário mínimo tem forte impacto sobre as contas públicas, porque indexa a grande maioria dos benefícios da Previdência Social. Antes de retornar ao governo, Barbosa já defendia uma revisão da regra de reajuste do mínimo para desacelerar os ganhos. Em março de 2014, ele explicitou a proposta que considerava ideal: a vinculação do salário mínimo à média salarial do país.

O problema, segundo interlocutores de Dilma, é que o momento não é adequado para abordar o tema. O Palácio do Planalto avalia que o desafio atual é enfrentar no Congresso as discussões da Medida Provisória 665, que restringiu o acesso a benefícios como seguro-desemprego, pensão por morte e abono salarial. Trazer o salário-mínimo agora para o debate seria ampliar os problemas no Congresso e junto à opinião pública.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas