O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Ex-deputado que responde a mais de 100 ações na Justiça é preso em MT

José Riva é suspeito de participar de esquema de desvio de verba da ALMT.
Ex-deputado foi preso em casa durante a operação Imperador, do Gaeco.


Carolina Holland
Do G1 MT

O ex-deputado estadual de Mato Grosso e ex-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) José Riva (PSD) foi preso na tarde deste sábado (21) pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). Ele é suspeito de participar de desvio de dinheiro público na ALMT. Segundo denúncia do Ministério Público, os crimes ocorreram por meio de licitações e pagamentos fraudulentos. Riva foi preso na casa dele e, após fazer exames de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal), foi levado para o Centro de Custódia de Cuiabá. A prisão preventiva foi decretada pela Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado.



O advogado de José Riva, Valber Melo, disse que ainda vai analisar quais medidas serão tomadas.

A denúncia contra Riva e outras 14 pessoas, - incluindo a mulher dele, Janete - por crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro foi oferecida nesta semana à Justiça do estado.

Perda de foro e trajetória política 

Riva responde a mais de 100 processos por improbidade administrativa e já tem quatro condenações colegiadas no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Neste mês, o próprio tribunal determinou que Riva passe a responder por 22 ações penais nas quais é réu na primeira instância. A decisão foi por conta da perda do foro privilegiado do ex-deputado. Os processos foram enviados para a Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, Ordem Tributária, Econômica e contra a Administração Pública.

Riva deixou a vida pública neste mês, após 20 anos de mandatos consecutivos. Durante a trajetória na Casa de Leis, ele revezou os cargos de presidente, vice-presidente e primeiro-secretário. O ex-deputado também se candidatou para a disputa do governo em 2014, mas teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei 'Ficha Limpa', por ter sido condenado por improbidade administrativa. A mulher dele, Janete Riva, se candidatou no lugar do marido, mas foi derrotada nas eleições.

Operação Ararath

Esta não é a primeira prisão de José Riva. Em maio de 2014, ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Ararath, por suposto envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. Ele passou três dias no Complexo da Papuda, em Brasília, e depois foi solto após ter tido a prisão revogada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas