O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Câmara cassa prefeito suspeito de matar a esposa com um tiro no Piauí

Sessão extraordinária ocorreu nessa sexta-feira (24) e durou cinco horas.
Segundo polícia, ele é suspeito de matar a esposa Gercineide Monteiro.


Gilcilene Araújo
Do G1 PI

A Câmara de Vereadores de Lagoa do Sitio, 240 km de Teresina, cassou o mandato do prefeito da cidade José de Arimatéas Rabelo, o Zé Simão (PT). Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de matar a esposa Gercineide Monteiro em fevereiro deste ano. A sessão extraordinária ocorreu nessa sexta-feira (24) e durou cinco horas.

Prefeito nega ter assassiando a mulher (Foto: Gustavo Almeida/G1)Prefeito mentiu em depoimento sobre a morte da mulher, segundo a polícia (Foto: Gustavo Almeida/G1)

O presidente do legislativo municipal, Francisco Itamar dos Reis (PT), contou que os vereadores apreciaram quatro itens que constavam em um relatório feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O vice-prefeito, Antônio Benedito de Moura, assumiu o cargo.

Zé Simão está preso suspeito de assassinar a esposa com tiro na cabeça. O crime aconteceu em fevereiro deste ano. Além dele, a empregada doméstica do casal Noêmia Maria da Silva Barros está presa por ser considerada pela polícia como suspeita do crime.

Os itens apreciados pelos vereadores foram: ausência do prefeito da cidade por mais de 10 dias sem a permissão da câmara municipal; conduta incompatível com a dignidade e o decoro próprio do cargo, decorrente da prisão em flagrante sob a acusação de assassinato de sua esposa; irregularidades na construção de uma pista de MotoCross, em que a empresa contratada para realizar a obra não fez o serviço.

O último item analisado foi a celebração de empréstimos consignados por parte dos servidores municipais que tinham o dinheiro retido pela prefeitura, mas não era repassado para a instituição financeira.

“Em dois itens citados, os parlamentares decidiram pela cassação do mandato. Nos outros, houve uma diferença de votos. O certo é que o prefeito que estava interinamente afastado terá seu desligamento da prefeitura municipal definitivamente”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Itamar.

Segundo Itamar, todos os prazos foram estabelecidos e a decisão será publicada no Diário Oficial do Município na segunda-feira ( 27). A justiça Eleitoral também será informada da decisão para formalizar a cassação. Zé Simão pode recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Piauí.

Novo prefeito

Na mesma sessão, o vice-prefeito que estava no cargo de forma interina, foi empossado como prefeito da cidade. Antônio Benedito de Moura (SD), o Antônio Ditoso exerce cargos públicos há sete mandatos consecutivos em cidades da microrregião de Valença.

Entenda o caso

A primeira-dama Gercineide Monteiro foi morta no dia 10 de fevereiro com um tiro no ouvido, enquanto dormia na sua casa em Lagoa do Sítio. No primeiro momento, a polícia chegou a acreditar que a morte se deu forma natural pela ausência de vestígios de violência no corpo da vítima, mas exames realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) em Teresina acusaram que a vítima foi assassinada com um tiro no ouvido enquanto dormia.

Durante as investigações, a Polícia Civil disse que o crime foi cometido por José de Arimateas, prefeito de Lagoa do Sítio e marido da vítima, com ajuda da empregada Noêmia Maria da Silva, 42 anos. Ela teria escondido a arma usada no assassinato a pedido do prefeito e chegou a confirmar um relacionamento amoroso com José Arimateas, segundo a polícia.

Os dois foram presos no mesmo dia do crime, mas negam a autoria do assassinato. A Polícia Civil indiciou os dois por homicídio qualificado.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas