O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Operação da PF prende suspeitos de receber benefícios do INSS por óbito

Duas pessoas foram presas no interior do RJ e uma mulher é procurada.
Segundo PF, prejuízo estimado ao INSS é de mais de R$ 1 milhão.


Do G1 Região dos Lagos

Dois homens foram presos por fraude em benefícios do INSS durante a Operação Ghoul, da Polícia Federal, no interior do Rio nesta segunda-feira (18). De acordo com a polícia, a quadrilha de estelionatários fraudava benefícios previdenciários através do uso de certidões de óbito falsas. O prejuízo estimado ao INSS é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.




A PF também cumpriu um mandado de condução coercitiva. A operação aconteceu nas cidades de Macaé, Bom Jesus de Itabapoana e Campos dos Goytacazes. A Polícia Federal procura ainda uma mulher que também teve a prisão decretada. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Macaé.

As investigações da polícia identificaram que pelo menos três pessoas estavam recebendo ilegalmente pensão por morte desde 2008. Um dos presos, que é contador, teria sido quem conseguiu as certidões de óbito fraudulentas por meio da apresentação em cartório de declarações de óbito falsas. As certidões obtidas foram utilizadas nos processos de concessão dos benefícios, que já foram suspensos.

A partir dos dados da investigação, vários outros processos suspeitos foram identificados pela polícia, impedindo que benefícios fossem concedidos e evitando-se um prejuízo ainda maior à autarquia previdenciária.

Os investigados vão responder por associação criminosa, falsidade ideológica e estelionato qualificado e os dois presos já foram encaminhados para o sistema prisional.



Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas