O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Brasileiro vai trabalhar até amanhã só para pagar impostos de 2016

Com 153 dias de trabalho para pagar impostos, Brasil se aproxima dos 157 da Noruega


Diário do Poder

Todo o esforço do trabalhador brasileiro feito desde o dia 1º de janeiro até amanhã (1º de junho), foram para pagar tributos federais, estaduais e municipais. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, o brasileiro, nesse ano trabalhará 153 dias só para engordar os cofres públicos. 




Os cidadãos brasileiros tiveram ainda que destinar em média 41,80% do seu rendimento bruto em 2016 para pagar a tributação sobre os rendimentos, consumo, patrimônio e outros. Nos anos de 2014 e 2015 o índice permaneceu o mesmo: de 41,37%.

O estudo considera a tributação incidente sobre rendimentos (Imposto de Renda e contribuições previdenciárias ou sindicais), consumo de produtos e serviços (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS etc), e sobre patrimônio (IPTU, IPVA etc). Taxas de limpeza e iluminação pública, coleta de lixo e emissão de documentos também entraram na conta.

"Tivemos, a partir do início do ano de 2015, uma série de aumentos de tributos, que ensejaram nesse acréscimo de dias trabalhados pelos brasileiros, somente para pagá-los, com reflexos neste ano de 2016", comenta o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

"Apesar de contribuir cada vez mais com a crescente arrecadação tributária do País, o brasileiro continua não vendo investimentos em recursos fundamentais e de direito do cidadão como, educação, saúde e segurança" afirma o presidente do IBPT.

No ranking dos países pesquisados, o Brasil se aproxima da Noruega, lugar em que os cidadãos destinam 157 dias de trabalho aos tributos. "No entanto, a população de lá tem um considerável retorno em termos de qualidade de vida, podendo usufruir dos serviços públicos, infelizmente diferente do povo brasileiro, que paga muito e não tem o retorno adequado", destaca João Eloi.



Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas