O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Funcionários de terceirizada da Comsercaf paralisam atividades e protestam para cobrar salários em Cabo Frio, no RJ

Trabalhadores afirmam que não recebem de terceirizada da Comsercaf há dois meses.


Por G1, Cabo Frio


Prestadores de serviço contratados pela Prime, terceirizada da Comsercaf, autarquia municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, paralisaram as atividades de coleta de entulho e galhos nesta quinta-feira (6). Eles fizeram protesto em frente à sede da empresa Prime, no bairro Monte Alegre, cobrando a regularização dos pagamentos que, segundo eles, estão atrasados há dois meses.

Manifestantes pedem pagamentos atrasados (Foto: Internauta)
Manifestantes pedem pagamentos atrasados (Foto: Internauta)

A Prime é alvo da Operação Basura, da Polícia Federal, que prendeu quatro pessoas acusadas de crimes de lavagem de dinheiro, delitos contra a administração pública e peculato.

A Prime Serviços Terceirizados, segundo a denúncia, foi contratada sem licitação pela Comsercaf por quase R$ 3 milhões por mês, para prestar o serviço de coleta de lixo no Município.

O Ministério Público (MP) informou à produção da Inter TV que pediu, durante as investigações, o bloqueio imediato das contas da empresa Prime e também dos bens dos dois proprietários que estão presos. O MP também determinou a suspensão dos contratos entre a Comsercaf e a Prima.

A Comsercaf informou à Inter TV que ainda não foi notificada oficialmente sobre essa determinação e que os serviços de coleta de lixo estão normalizados. Quanto aos pagamentos aos donos dos caminhões, a Inter TV e o G1 não conseguiram contato com os advogados da Prime. O G1 também tenta contato com a Prefeitura de Cabo Frio e aguarda os posicionamentos sobre o caso.

Segundo os funcionários, o contrato de trabalho que eles mantém com a terceirizada prevê o pagamento até 20 dias depois do mês trabalhado.

"A gente não quer prejudicar a cidade, e a época agora é de verão. A cidade tem que estar limpa. Todo mundo quer trabalhar. Precisamos de um posicionamento. A conta não deixa de vir, e todo mundo está de conta atrasada. A gente está numa empresa que os donos estão presos", disse Lenaldo Quintal, um dos trabalhadores.

Segundo Lenaldo, o contrato firmado no início do ano foi feito sem a assinatura dos proprietários da empresa.

"Eu assinei sem a parte do proprietário porque eu tenho compromissos. Eu preciso trabalhar porque tenho contas para pagar. Entrei nisso porque eu sempre trabalhei para empresas. Vi que a Prime prestou serviços em São Pedro, puxei o CNPJ da empresa e confiei", disse.

Investigações da Operação Basura

Escutas telefônicas divulgadas pela Polícia Federal e Ministério Público revelam, segundo os órgãos, um esquema de funcionários fantasmas e fraude em licitações na empresa responsável pela coleta de lixo em Cabo Frio. Em uma das conversas, o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira, preso nesta terça-feira (5) na Operação Basura, afirma que sabia que estava sendo monitorado.

O diálogo do presidente com o suposto segurança dele ocorreu em julho deste ano.

Cláudio: "Fala, bonito!"
Andrade: "Bom dia, meu lindo, você está na cidade?"
Cláudio: "Já estou na cidade. Para de falar no telefone que tem um filho da... gravando meu telefone".

Quatro pessoas tiveram a prisão preventiva decretada e foram transferidas da sede da Polícia Federal em Macaé nesta quarta-feira (6). O presidente Cláudio Moreira foi encaminhado para o Batalhão Especial Prisional, em Niterói.

Já o PM reformado Antonio Carlos Leal Carvalho, o empresário Bruno Toledo e o empresário Pablo Santos Rodrigues foram levados para Água Santa no Rio, onde vão passar por triagem e podem ser transferidos para outras unidades.

O G1 entrou em contato com as defesas de Antonio Carlos Leal Carvalho, Bruno Toledo e Pablo Santos Rodrigos e aguarda um posicionamento sobre o caso. A reportagem também tenta contato com a defesa de Cláudio Moreira.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas