O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Pai de deputado, servidor da Alerj tira 3 meses consecutivos de férias

Estatutos de servidores da Assembleia e do RJ proíbem o acúmulo de férias. Alerj afirma que decisão do STF 'reconhece ao servidor público efetivo, no momento de se aposentar, o direito a converter em dinheiro as férias não usufruídas'.


Por Guilherme Boisson e Pedro Figueiredo | Jornal Hoje

Funcionário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Alberto Dauaire – pai do deputado estadual Bruno Dauaire (PSC) – entrou de férias no fim de setembro deste ano e , segundo exibido pelo Jornal Hoje nesta quinta-feira (5), só deverá voltar ao trabalho no dia 28 de dezembro.

Resultado de imagem para Alerj investigará servidores que recebem salário sem trabalhar
Alerj investigará servidores que recebem salário sem trabalhar

Como mostrou o telejornal, o estatuto do servidor da Alerj e o estatuto dos servidores públicos do Rio proíbem o acúmulo de férias. Em casos excepcionais, permite, no máximo, dois períodos consecutivos.

Na folha salarial de Alberto, que também é conhecido como Betinho Dauaire, constam também pagamentos de férias em março, junho, julho, agosto e setembro.

O servidor vive num condomínio de luxo em Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. O Jornal Hoje procurou o funcionário da Casa no condomínio, mas ele não foi encontrado.

Como servidor efetivo da Assembleia, Betinho recebe salários que variam entre R$ 22 mil e R$ 36 mil, e deveria dar expediente em departamento da Casa dando apoio às comissões permanentes. Ao tentar falar com ele no setor, funcionários disseram não conhecer Betinho.

Em nota, a Assembleia Legislativa do Rio reconheceu a existência do estatuto do servidor prevendo a proibição do acúmulo de férias, mas afirmou que se trata de uma "legislação muito antiga, anterior à constituição". (veja a íntegra no fim do texto)

De acordo com o texto, "desde 2013 o Supremo Tribunal Federal reconhece ao servidor público efetivo, no momento de se aposentar, o direito a converter em dinheiro as férias não usufruídas".

Por isso, segundo a Alerj, "é necessária a concessão de férias acumuladas e seguidas a servidores, para não onerar o tesouro, na hora da aposentadoria".

Vivendo nos Estados Unidos

Outra servidora que não aparece na Assembleia há meses é Marli Regina de Souza. Atualmente ela mora a sete mil quilômetros do Rio de Janeiro, na Flórida, nos Estados Unidos.

O chefe de Marli, o deputado Thiago Pampolha (PDT), informou que ela tirou quatro meses seguidos de férias, de junho a setembro. Ainda assim, o parlamentar não justificou a ausência dela em outubro e novembro.

O Jornal Hoje tentou entrar em contato com a servidora, mas ela ainda não respondeu aos contatos da produção.

Comissões

O Jornal Hoje também foi à sala onde Alberto Dauaire deveria bater ponto. No local trabalham 60 funcionários. A equipe de reportagem também foi ao setor de apoio às comissões especiais e CPIs, onde ficam mais 30 pessoas.

Questionada sobre a quantidade de pessoas no local, a direção do departamento explicou que faz um rodízio de turnos porque não tem computador pra todo mundo. Em toda a Alerj trabalham 6,6 mil pessoas.

Sobre o controle de ponto – que atualmente não existe, a Alerj informou que estuda criar um sistema eletrônico para controle dos funcionários e que vai abrir uma sindicância para apurar as denúncias.

Veja a íntegra da nota da Alerj

"A Legislação fluminense, Decreto-lei nº 220/1975 e o Decreto nº 2.479/1979, assim como a Resolução ALERJ nº321/1981 são muito antigas e, evidentemente, anteriores à Constituição de 1988. Naquela época, e por razões não mais existentes, a acumulação de férias era vedada.

Ocorre que, desde março de 2013, o Supremo Tribunal Federal reconhece ao servidor público efetivo que se aposente o direito a converter em pecúnia as férias que não tenha usufruído.

Assim, tornou-se necessária a concessão de férias acumuladas e seguidas a servidores efetivos a fim de não onerar o Tesouro no momento de aposentadoria de cada servidor efetivo."

Secadora de Parede Sun Mueller 8kg 6 cabides removíveis 5 Ciclos

Secadora de Parede Sun Mueller 8kg 6 cabides removíveis 5 Ciclos Branco

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas