O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Ex-ministro chinês que teria recebido suborno de R$ 1,6 milhão é executado

Político foi o quarto funcionário do governo a ser condenado à morte

O Dia

Pequim - Condenado por corrupção, o ex-diretor da Administração do Estado para a Alimentação e os Medicamentos da China, Zheng Xiaouy foi executado nesta terça-feira. O ex-ministro foi acusado de receber 6,4 milhões de yuans, cerca de R$ 1,6 milhão, de suborno pagos pela indústria farmacêutica do país. A condenação à morte foi proferida no final de maio.


A execução está sendo considerada como uma mensagem clara ao interior da China para destacar que o governo não aceitará corrupção. Zheng é o quarto funcionário do governo a ser condenado à morte. Antes dele, foram sentenciados à pena capital o ex-vice-presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional (APN, parlamento chinês), Cheng Kejie, e dois vice-governadores.


As propinas recebidas pelo político teriam sido pagas - em dinheiro e presentes - diretamente para ele, a esposa e o filho. Em troca, Zheng teria beneficiado oito laboratórios, aprovando licenças de medicamentos e equipamentos médicos entre junho de 1997 e dezembro de 2006.


De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, seis tipos de medicamentos aprovados pela administração de então eram falsificados. Algumas companhias também usaram documentos falsos para solicitar licenças.

Comentários

Luiz Maia disse…
Tá aí um bom exemplo a ser seguido no Brasil. Por que não se aprova uma lei dessa por aqui? Seria o fim da corrupção. E dos corruptos. Gostei!

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas