O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Saga de Renan Calheiros desafia credulidade dos brasileiros, diz "Financial Times"

da BBC Brasil

A saga do presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros (PMDB-AL), "vem desafiando a credulidade dos brasileiros comuns, já acostumados a escândalos políticos", afirma reportagem publicada nesta quinta-feira pelo diário britânico "Financial Times".

"Pela confissão do próprio senador, um empregado de uma empresa de construção contratada para grandes obras públicas dependente de emendas sob o controle de Calheiros, todos os meses por dois anos enviava pagamentos em dinheiro de cerca de R$ 12 mil para uma ex-jornalista com quem o senador casado tinha um caso e com quem tem uma filha de três anos. Calheiros diz que isso não o torna culpado de nada", explica o jornal.

A reportagem relata que a pressão está aumentando para que Calheiros renuncie por causa do escândalo, "que vem paralisando o Congresso pelas últimas seis semanas".

O jornal comenta ainda as acusações contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), que o levaram a renunciar na quarta-feira, e diz que "juntos, os casos marcam a continuação de uma onda quase ininterrupta de acusações que atingem o governo de Lula da Silva desde maio de 2005".

"Quando os primeiros escândalos apareceram, provocaram danos aos índices de popularidade de Lula. Mas pesquisas recentes sugerem que os eleitores não associam mais o presidente com a corrupção, ou não esperam nada melhor de seus políticos", diz a reportagem.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas