O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Prefeito de Arraial do Cabo é cassado por compra de votos

De acordo com juíza, o político e o vice-prefeito da cidade entregaram certidões e carnês de IPTU para moradores nas eleições de 2012


O Globo

RIO - O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), e o vice, Reginaldo Mendes Leite (PT), tiveram seus mandatos cassados por compra de votos e abuso do poder político por decisão do Tribunal Regional Eleitoral.

De acordo com a juíza Juliana Gonçalves Pontes, da 146ª Zona Eleitoral , em evento realizado 15 dias antes das Eleições de 2012, os dois "utilizaram efetivamente a máquina administrativa municipal para a captação ilícita de sufrágio" ao entregar certidões e carnês de IPTU a moradores de bairros carentes.

A juíza entendeu que a ação induziu os eleitores a acreditar que estariam regularizando a posse de terrenos e ainda incentivou a manutenção da população em área de risco, já que, segundo a juíza, "muitos dos posseiros beneficiados estavam em área de proteção ambiental".

Andinho e Reginaldo ficam inelegíveis por oito anos. Eles ainda podem recorrer ao Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas