Campanha de Lula (PT) em 2002 foi paga por imposto sindical

Valéria Bretas | Exame

São Paulo – Em depoimento ao site Memória Petrobras em 2003, o ex-gerente de Responsabilidade Social da estatal, Armando Tripodi, afirmou que o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia usaram seu imposto sindical para bancar a campanha eleitoral de Lula à Presidência em 2002. 


Lula

“Pela minha experiência toda, eu me agreguei à coordenação da campanha. Montamos um comitê no sindicato. Aprovamos na assembleia uma contribuição. A categoria aprovou todo imposto sindical da categoria ser destinado à campanha de Lula”, diz a declaração de Tripodi ao portal institucional da Petrobras.

“Com isso a gente obteve um recurso fantástico, montamos uma lojinha, fizemos todo um trabalho de mandar matéria para o interior, alugamos carro”, completa.

Conforme previsto pela legislação eleitoral, os sindicatos e as entidades de classe são proibidos de fazer doações diretas ou indiretas.

De acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, a prestação de contas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 não registra nenhum repasse do sindicato. 



Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem