Flavio Diniz Berriel, o Dezoito, e Ronald de Cássio Moreira, o Roninho, são acusados de abuso de poder político e conduta vedada. Eles podem recorrer da decisão no TSE.
Por G1, Norte Fluminense e Região
Na sessão plenária desta segunda-feira (7), O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os diplomas do prefeito de Aperibé, Flavio Diniz Berriel, conhecido como Dezoito (PP), e do vice, Ronald de Cássio Moreira, o Roninho (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada durante a campanha eleitoral de 2016.
![]() |
| Prefeito Flávio Diniz Berriel, conhecido como Dezoito (PP), permanece no cargo após esgotamento dos recursos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aperibé) |
O prefeito foi ainda declarado inelegível por 8 anos. De acordo com a decisão, deverão ser realizadas novas eleições no município após esgotamento dos recursos.
O Tribunal entendeu que o prefeito cometeu irregularidade durante a eleição de 2016 ao realizar a contratação temporária de 50 funcionários para a Prefeitura, em período vedado pela legislação eleitoral, e ainda prorrogar a contratação de outros 400 terceirizados sem justificativa de urgência ou necessidade do serviço.
O prefeito e o vice ainda podem recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
O G1 tenta contato com a Prefeitura de Aperibé.
Tags:
Aperibé
cassação de diploma
Flávio Diniz Berriel o Dezoito
MDB
PP
prefeito
Ronald de Cássio Moreira o Roninho
TRE-RJ
TSE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/4/k/PnpvBVTvqr0qqB7oqSEA/dezoito.png)