O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Ministério Público pede a cassação do diploma de Valdemar Costa Neto

da Folha Online

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) analisa pedido do Ministério Público Eleitoral de cassação do diploma do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) por corrupção eleitoral. Costa Neto foi eleito em outubro de 2006 após renunciar ao cargo.

Costa Neto e foi acusado de participar do esquema do mensalão e renunciou ao mandato antes da abertura do processo de cassação.

O pedido do Ministério Público se baseia em provas extraídas de uma representação eleitoral que tramita, ainda sem julgamento final, no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. Segundo a denúncia, o deputado teria promovido um evento em Bertioga (92 km de SP) para comprar votos de mais de mil eleitores.

Segundo testemunhas, o deputado teria distribuído gratuitamente churrasco e bebidas a eleitores, "acompanhada de solicitação de votos".

Para o Ministério Público não há "margem de dúvidas" de que o deputado "ofereceu e deu ao enorme contingente de eleitores presentes comida e bebida em abundância, agindo com o fim de obter-lhes os votos".

A prática contraria a legislação eleitoral, que proíbe a compra de votos.

Ao contestar a denúncia, Costa Neto disse que há falta de provas para comprovar a acusação.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas