O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Juíza determina bloqueio de contas de Garotinho, Rosinha e mais 30 acusados



RIO DE JANEIRO - O Ministério Público Estadual (MPE) do Rio pediu nesta quarta-feira à 4ª Vara de Fazenda Pública a indisponibilidade dos bens da ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB) e do marido dela, o ex-governador e ex-secretário de Governo e Coordenação do Estado Anthony Garotinho (PMDB). Rosinha e Anthony Garotinho são réus numa ação civil pública por improbidade administrativa, interposta pelos promotores de Tutela Coletiva e Cidadania, do MPE.

A Justiça deve decidir nesta quinta-feira se concede ou não a liminar (decisão provisória). Por meio da assessoria, os ex-governadores do Rio limitaram-se a repetir que aguardam a conclusão das investigações e que acatarão a decisão da Justiça.

Segundo o MPE, a pré-campanha de Anthony Garotinho a presidente teria se beneficiado de um esquema que desviou pelo menos R$ 61 milhões da Secretaria Estadual de Saúde em 2005 e 2006, durante a gestão de Rosinha Garotinho. Os secretários de Saúde, Gílson Cantarino, e de Trabalho e Renda na época, Marco Antônio Lucidi, foram presos ontem pela Operação Pecado Capital, que desbaratou a suposta quadrilha.

Além de Cantarino e Lucidi, outros dez acusados foram presos, entre eles, a prima do ex-governador e ex-deputada Alcione Athayde e o ex-assessor Itamar Guerreiro. As investigações, que começaram há três anos, deram origem a uma ação penal, que culminou nas detenções e no cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão, e à de improbidade administrativa, que pediu a indisponibilidade dos bens do casal.

Na ação civil, os promotores detalharam o papel de cada um dos denunciados no bando. Segundo o documento, além de ter sido beneficiado pelo desvio de verba pública, Anthony Garotinho teria sido o responsável pela indicação política de Alcione e Guerreiro para as Subsecretarias de Assistência à Saúde e Infra-Estrutura, respectivamente.

Prima

A prima e o ex-assessor do ex-governador foram os responsáveis pela dispensa de licitação na contratação da Organização Não-Governamental (ONG) Procefet, que deveria executar o programa Saúde em Movimento. Para o MPE, a dispensa foi realizada de forma irregular. Rosinha Garotinho teria responsabilidade por ter ratificado a contratação da Procefet.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nesta quarta uma nota de apoio a Cantarino. Assinada pelo presidente, Osmar Terra, o Conass considera que ele, "há mais de 30 anos, milita no movimento sanitário brasileiro como médico e gestor, tornando-se uma das mais expressivas lideranças na construção do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Blog do Garotinho

Em seu blog pessoal, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho disse que ele e a esposa, Rosinha Matheus, nunca acobertaram qualquer tipo de irregularidade com o dinheiro público. No post, Garotinho afirma que eles jamais participaram ou souberam de qualquer irregularidade que tenha sido praticada por um dos denunciados.

O ex-governador demonstra ainda sua estranheza em relação à operação deflagrada nesta terça-feira. Segundo ele, é muito estranho o fato de uma investigação que vem sendo realizada há mais de dois anos ser desencadeada nos primeiros dias da campanha eleitoral, já que Rosinha concorre à prefeitura de Campos, interior do Estado do Rio.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas