O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

TRE defere candidatura e valida votos de Marquinho Mendes em Cabo Frio

Marquinho Mendes é deputado federal, ex-prefeito e teve 44.161 votos.

Votação terminou por volta das 19h; placar ficou em 4 votos a 3.


Rebeca Nascimento | G1 Região dos Lagos

Por 4 votos a 3, o candidato a prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Marquinho Mendes (PMDB), teve a candidatura deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira (17). O julgamento terminou por volta as 19h. Marquinho Mendes é deputado federal e ex-prefeito da cidade. A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Marquinho Mendes foi prefeito de Cabo Frio entre 2005 e 2012 (Foto: Léo Borges/Divulgação)
Marquinho Mendes foi prefeito de Cabo Frio entre 2005 e 2012 (Foto: Léo Borges/Divulgação)

"Ganhamos neste instante, no TRE, e conseguimos uma vitória já esperada porque está sendo feita a vontade do povo da nossa cidade. Sempre falei que o direito estava a nosso favor e isso foi comprovado no TRE. Foi uma vitória do povo e uma vitória que eu credito a Deus", declarou o prefeito eleito em entrevista ao G1 logo após o julgamento.

Marquinho Mendes estava indeferido por decisão do Juiz Ricardo de Mattos Pereira, da 96ª Zona Eleitoral, por estar até então com as contas referentes a 2012 rejeitadas pela Câmara Municipal. Mas foi deferido graças à votação desta segunda-feira, que teve um empate entre os juízes, por 3 a 3, e foi decidida pelo voto de minerva do presidente do TRE, que votou pelo deferimento da candidatura dele.

Em relação a um possível recurso no Tribunal Superior, Marquinho se disse tranquilo.

"Estou muito tranquilo, foram duas fundamentações. A da Câmara ter votado as contas, nós conseguimos unanimidade (no julgamento), e no processo 101 já existe um entendimento do TSE ao nosso favor, então não tem receio", continuou.

Como prefeito eleito, Marquinho Mendes disse que vai tentar negociar com o atual prefeito, Alair Corrêa (PP), o governo de transição. Mas acredita que terá dificuldades.

"Tenho um plano oficial e vou fazer uma solicitação para o Alair. Creio que vá haver resistência mas vou fazer a minha parte solicitando a abertura das secretarias e das contas do município", finalizou Marquinho Mendes.

A reportagem do G1 tenta contato com o prefeito Alair Corrêa para saber sobre a transição.

Sobre Marquinho Mendes

 
Marcos da Rocha Mendes, conhecido como Marquinho Mendes, de 57 anos, é médico, deputado federal e ex-prefeito da cidade. Ele concorreu à Prefeitura pelo PMDB e fez parte da coligação "De Mãos Dadas Por Cabo Frio".

Marquinho foi o mais votado nas eleições para prefeito de Cabo Frio, com 44.161 votos. A candidatura dele estava indeferida com recurso, e por isso os votos estavam suspensos até a decisão da Justiça Eleitoral. O segundo candidato mais votado para prefeito foi Dr. Adriano (Rede), com 23.287 votos.




Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas