O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Polícia apreende dinheiro e investiga suposta compra de votos em PE

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Camutanga.
PF vai instaurar inquérito para apurar se houve crime eleitoral.


Do G1 PE

 
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, apreendeu R$ 30 mil em espécie e uma lista com indicações de benefícios em Camutanga, na Zona da Mata de Pernambuco. A apreensão aconteceu em cumprimento de três mandados de busca e apreensão em imóveis pertencentes a candidatos a prefeito e vice-prefeito do município. Os nomes dos candidatos não foram divulgados. 


Dinheiro apreendido durante operação da PF em Camutanga, PE (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Dinheiro apreendido durante operação da PF em Camutanga, PE (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Os mandados foram expedidos pela Juíza da 27ª Zona Eleitoral de Itambé, responsável também pelo município. A operação, que contou com apoio das polícias Civil e Militar, aconteceu na sexta-feira (30) e foi divulgada somente neste sábado (1º). Os candidatos não estavam no local no momento da apreensão.

As listas encontradas tinham relação de eleitores e benefícios como material de construção, próteses, valores em espécie, passagens aéreas, combustível, custeio de exames e medicamentos. Uma delas, segundo a PF, somaria valores em torno de R$ 1 milhão, caso fosse cumprida.

Um inquérito vai ser instaurado pela Polícia Federal para investigar o caso e indiciar os possíveis responsáveis, caso fique caracterizado crime eleitoral. O crime de compra de votos está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, com pena de até quatro anos de reclusão e pagamento de multa.

Outro caso

 
Na última quinta-feira (29), também em Camutanga, a casa do prefeito foi alvo de tiros. De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar, os disparos foram efetuados por dois motoqueiros. Ninguém ficou ferido e também não ocorreram prisões. O caso está sob a responsabilidade do delegado Pablo de Carvalho, titular da delegacia de Goiana, também na Zona da Mata Norte do estado.
 

 

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas