O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Prefeitos não aparecem para trabalhar em cidades da Baixada

Em final de mandato, prefeitos de quatro cidades não aparecem em gabinetes. Enquanto isso, servidores tem salários atrasados e cidades enfrentam caos.


G1 RJ

O sumiço do prefeito Gelsinho Guerreiro em seus últimos dias como prefeito de Mesquita, na Baixada Fluminense, fez com que o RJTV procurasse os prefeitos de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo. Nenhum deles estava no gabinete, e funcionários estão com os salários atrasados em todas essas cidades.

Resultado de imagem para manifestação meriti

"Só ano que vem, no dia 2", disse uma funcionária, ao ser perguntada se seria possível falar com o prefeito de Belford Roxo, Denis Dautman (PC do B), que não concorreu nas últimas eleições. Segundo funcionários, ele não aparecia havia três semanas. "Amor, ele não tem vindo, não. Tá, e quando vem, assim, a gente não sabe que ele vem", disse uma funcionária do próprio gabinete de Dautman. Há funcionários que não recebem há três meses.

Em Duque de Caxias, o prefeito Alexandre Cardoso (PSD), segundo funcionários, tem vindo 'para tratar de assuntos de funcionalismo, e só'. A solução, segundo eles, seria esperar até que o prefeito chegasse. "Como não está no agendamento, provavelmente ele não vai te atender. Mas eu te aconselho, se você tiver tempo, e achar que é viável, você fica sentada ali, de plantão. É sério, é assim que as pessoas fazem", disse o atendente.

Um servidor aposentado, que disse ter 32 anos de prefeitura, alega que está sem receber a maior parte do seu salário. "O pagamento veio, o 13 veio 264 reais, saiu uma parte. E cadê o resto? Era para eu receber tudo", afirmou José Severino de Andrade.

Em Nova Iguaçu, onde o atual prefeito Nelson Bornier (PMDB) perdeu a reeleição em outubro, ninguém sabia dizer se ele estava no prédio da prefeitura ou não. Em um prédio próximo, muitas pessoas esperavam uma chance para falar com o prefeito, em vão.

Já em São João de Meriti, o prefeito Sandro Mattos (PHS) não estava na administração. A produção do RJTV foi encaminhada para a sala da administração, no terceiro andar do prédio. "Falar com ele, final de governo, fica mais difícil", disse um servidor. O gabinete parece abandonado, com muitos pertences espalhados pelo chão.

Em Mesquita, onde o prefeito Gelsinho Guerreiro não aparece há semanas, os salários estão atrasados desde outubro, o lixo está espalhado pelas ruas, não há merenda nas escolas e nem atendimento nas unidades de saúde. Nesta quarta-feira (28), houve protestos de servidores com cartazes de "Procurado" e a foto de Gelsinho Guerreiro.

Respostas

Por telefone, a prefeitura de duque de caxias disse que o prefeito Alexandre Cardoso está cumprindo a agenda diariamente na sede da prefeitura, e que mesmo sem repasses do governo do estado está se esforçando pra pagar os salários atrasados.

A prefeitura de Nova Iguaçu disse que o prefeito Nelson Bornier é o primeiro a chegar e o último a sair da prefeitura, e que os salários de outubro foram pagos ontem. Não há, no entanto, previsão para o pagamento de novembro e o 13º.

A prefeitura de São João de Meriti disse que o prefeito Sandro Mattos esteve em Brasília e tem feito reuniões com os secretários e com o prefeito eleito pra tentar resolver como serão pagos os salários atrasados. Segundo a prefeitura, todo dinheiro que entra está sendo usado pra isso.

Já nas prefeituras de Mesquita e de belford roxo, do prefeito Denis Dautman, ninguém atendeu.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas