O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

PMDB e PT indicam nomes para a presidência e relatoria da CPI do Apagão Aéreo

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PMDB e o PT apresentaram hoje suas indicações para a presidência e relatoria, respectivamente, da CPI do Apagão Aéreo. O PMDB indicou Marcelo Castro (PI) para a presidência da comissão. E o PT indicou Marco Maia (RS) para assumir a relatoria.

Como maior bancada da Câmara, o PMDB tem o direito de indicar o presidente da CPI. Cabe ao presidente da comissão escolher o relator. PMDB e PT fecharam um acordo para ficar com os dois principais cargos de comando da CPI. Eles foram os últimos a fazer as suas indicações.

Em tese, as indicações precisam ser aprovados pelo plenário do conselho. Mas como a base tem maioria, todas as indicações devem ser aceitas.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou para as 15h desta quinta-feira a instalação da CPI do Apagão Aéreo.

Indicações

Antes de fazer suas indicações, o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), conversou ontem à noite com o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais).

Hoje, o partido apresentou a sua lista de indicações: Carlos Zaratini (SP), André Vargas (PR) e Pepe Vargas (RS), como titulares. Como suplentes, a PT indicou os deputados Edson Santos (RJ), Cândido Vacarezza (SP), Eduardo Valverde (RO) e Nelson Pellegrino.

O PMDB indicou Eduardo Cunha (RJ) para a primeira vice-presidência. Para titulares, o partido indicou ainda os deputados Leonardo Quintão (MG) e Wladimir Costa (PA). Para suplentes, a legenda apresentou os nomes de Filipe Pereira (PSC-RJ), Rocha Loures (PMDB-PR), Carlos Willian (PTC-MG) e Fatima Pelaes (PMDB-AP).

O bloco PSB-PC do B-PDT-PAN-PMN indicou os deputados Doutor Ubiali (PSB-SP), Osmar Júnior (PC do B-PI) e Wolney Queiroz (PDT-PE) como titulares da comissão. O PV indicou o deputado Fernando Gabeira (RJ) e o PSOL, a deputada Luciana Genro (RS) como titulares da CPI.

Desde a semana passada, os partidos de oposição (PPS-PSDB-DEM) já haviam indicado os sete membros a que têm direito na CPI. Dos 24 integrantes da comissão, 16 serão da base aliada. A divisão é feita com base no tamanho dos blocos e bancadas dos partidos na Câmara.

O PP, PR e PTB --que integram a base aliada do governo-- indicaram como titulares da comissão os deputados Beto Mansur (PP-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Nelson Meurer (PP-PR) e Paes Landim (PTB-PI).Com Agência Câmara

Comentários

Luiz Maia disse…
O rei colocou as rapozas para tomar conta do galinheiro. Seria uma bela piada, se não fosse verdade, se não acontecesse na Câmara do Deputados. Piada de mau gosto. Realidade sórdida.

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas