Ultimas Noticias

Só 12% dos professores brasileiros se consideram valorizados pela sociedade

Apesar de não se sentirem valorizados, docentes do País estão entre os que mais trabalham: são 25 horas de aulas por semana


Por iG São Paulo

Somente 12,6% dos professores brasileiros se consideram valorizados pela sociedade. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. Mesmo assim, a maioria está satisfeita com o emprego.

Os dados são Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Eles foram apresentados na semana passada. Participaram do estudo da OCDE cerca de 100 mil professores e diretores escolares de aproximadamente 30 países.

Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional.

Além dessas informações, a publicação também mostra que nos países em que os professores se sentem valorizados, os resultados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) tendem a ser melhores.

Quanto à formação, mais de 90% dos professores brasileiros dos anos finais do ensino fundamental concluíram o ensino superior, mas cerca de 25% não fizeram curso de formação de professores.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dados serão incorporados aos dados do Censo Escolar e das avaliações nacionais, para que se possam criar descrições ainda mais detalhadas da situação educacional brasileira.

(As informações são da Agência Brasil)



Share on Google Plus

About Luiz Maia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 $type={blogger}: