O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Grupos pró-impeachment terão atos 'Fora Renan' em 9 capitais, domingo

'Canalheiros' será inflado diante de prédio de Renan em Maceió


Davi Soares | Diário do Poder

Grupos pró-impeachment em todo o País uniram-se aos alagoanos para transformar Maceió na capital nacional dos protestos pela queda do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), no próximo domingo (20). As manifestações do “Fora Renan” serão realizadas na capital alagoana e em mais oito estados. 


Em agosto de 2015, manifestantes lavaram calçada do prédio de Renan, para onde será levado o boneco "Canalheiros" (Fotos: Itawi Albuquerque/Divulgação)

O boneco 'Canalheiros' será inflado em frente ao prédio onde mora o senador Renan, na Ponta Verde, durante o protesto marcado para iniciar às 9h no Alagoinhas e nas demais capitais. As líderes dos movimentos Vem pra Rua e Fora Corruptos, Carla Zambelli e Fabrícia Salles, confirmaram presença na manifestação em Maceió e fizeram a convocação para que as mobilizações se multipliquem.

“Vou fazer questão de ir para subir o boneco canalheiros na frente da casa dele. Vamos bater de frente e pressionar para que coloquemos o mais rápido possível Renan na cadeia”, disse Zambelli, em vídeo que circula nas redes sociais com seu relato após relatar os riscos da atuação de Renan contra a Lava Jato.

O prédio de Renan, localizado no coração do bairro mais nobre de Maceió, já foi alvo de outro ato de repúdio ao senador alagoano, em agosto de 2015, quando manifestantes lavaram com água, sabão e vassouras a calçada do edifício.

INIMIGO Nº 1

O historiador Marco Antonio Villa também divulgou vídeo em que elege Renan Calheiros como o “Inimigo nº 1 do Brasil”, após Dilma, Lula e Eduardo Cunha. E alertou para os problemas que o presidente do Senado pode causar para o combate à corrupção. “Temos que concentrar fogo na figura de Renan Calheiros. Ele é inimigo do Brasil. Temos que politicamente acabar com Renan Calheiros”, disse Villa, que é comentarista do Jornal da Cultura, da TV Cultura.

INCONFORMISMO

Para Alessandro Gusmão, coordenador do Movimento Brasil, o “Fora Renan” representa, na realidade, a indignação dos brasileiros com o foro privilegiado, que permite ao presidente do Senado a protelação do resultado de 12 investigações a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Renan hoje, é uma caricatura, um símbolo dos malefícios do Foro privilegiado. Não só por ele está sendo protegido por esse absurdo de nossa legislação, mas pelo importante cargo que Renan ocupa, como presidente do Senado, segundo cargo mais importante do país, em total dissonância com o assustador número de inquéritos que ele responde no STF, sem o menor sinal de andamento. O protesto ‘Fora Renan’ é um apelo e um grito de inconformismo dos brasileiros com a letargia e conivência de nossa corte maior, com a injustiça”, resumiu Gusmão, em entrevista ao Diário do Poder.

Dirigente da Frente pela Liberdade (FPL), formada por estudantes e jovens com idade entre 16 e 26 anos, Camila Dias dise ao Diário do Poder que o Fora Renan já era idealizado há algum tempo pelos movimentos de rua alagoanos, porém devido às repercussões recentes dos 11 inquéritos no STF e a pedidos de movimentos de outros estados, seu grupo decidiu realizar a manifestação no Dia da Consciência Negra, na terra do líder libertário Zumbi dos Palmares.

“O objetivo do Fora Renan é pressionar para que ninguém fique impune no Brasil, principalmente um conterrâneo nosso”, disse Camila.

Além do Vem pra Rua e do Fora Corruptos, os seguintes grupos participam do Fora Renan em Alagoas: Frente pela Liberdade (FPL), Instituto liberal de Alagoas (ILA), Movimento Brasil (MBR), Instituto Conservador de Alagoas (Ical) e Foro de Maceió, entre outros.

Os protestos já foram confirmados nas seguintes capitais: Maceió-AL, Curitiba-PR, Campo Grande-MS, Goiânia-GO, Belo Horizonte-MG, Manaus-AM, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Fortaleza-CE, além do município mineiro de Juiz de Fora.

O Diário do Poder não conseguiu contato com o senador Renan, que tem dito ser inocente das acusações que tem chamado de "denúncias por ouvir dizer".




Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas