O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Apoiadores de Renan Filho (PMDB-AL) divulgaram pesquisa falsa em Alagoas

Instituto nega pesquisa apontando Renan Filho o melhor em 2016


Davi Soares | Diário do Poder

O Instituto Paraná Pesquisas frustrou a mobilização de apoiadores do governador Renan Filho (PMDB), que distribuíram à imprensa e às redes sociais uma pesquisa falsa de opinião pública, que apontava o chefe do Executivo de Alagoas como o melhor avaliado do Brasil, em 2016. A pesquisa jamais existiu, segundo o próprio instituto publicou em seu perfil oficial, na última quarta-feira (18).


Governador foi o melhor do Brasil, mas foi em 2015, não em 2016, como disse falsa pesquisa que usou nome do Instituto Paraná, há uma semana (Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)

O falso percentual de aprovação utilizado na divulgação é o mesmo de uma pesquisa real de 2015, de 67,5%, e diria respeito à uma forjada consulta entre os meses de setembro e outubro de 2016.

O dado mentiroso contraria a tendência de queda de aceitação do governo de Renan Filho, registrada pelo mesmo Instituto Paraná Pesquisas em outubro de 2016, entre eleitores da capital alagoana, Maceió. Na ocasião, o filho do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) obteve apenas 50,7% de aprovação.

O comunicado oficial do Paraná Pesquisas é direcionado à população de Alagoas e do Ceará, e também nega ter realizado pesquisas sobre avaliação estadual do governador cearense Camilo Santana, bem como de Renan Filho. E pede que a população denuncie à polícia e à Justiça a divulgação da falsa pesquisa.

Em Alagoas, muitos veículos de imprensa divulgaram os dados, na semana passada, provavelmente induzidos ao erro. A informação falsa circulou em grupos de jornalistas e radialistas, que deram vazão aos dados em emissoras de rádio.

VIROU MODA

Durante o 2º turno das últimas eleições municipais em Maceió, em 26 de outubro de 2016, falsas pesquisas também foram difundidas na capital alagoana pelos apoiadores do candidato a prefeito afilhado do governador Renan Filho, Cícero Almeida (PMDB). Os falsos dados apontavam para uma vitória de Ciço contra o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que foi reeleito com mais de 60% dos votos.

Na verdade, no âmbito da capital alagoana, os últimos números reais do Instituto Paraná Pesquisas, mostraram que, em 44,1% dos maceioenses reprovavam o governo de Renan Filho, entre os dias 6 e 10 de outubro.

À época, em plena campanha eleitoral municipal, Renan Filho registrou 57,8% de aprovação, em agosto, regrediu em setembro para 56,8% e caiu para 50,7% em outubro, entre eleitores maceioenses ouvidos pelo Paraná Pesquisas.

A sequência de desaprovação evoluiu, logicamente, no sentido inverso, saltando de 35,3% em agosto e 37,2% em setembro para os 44,1% de reprovação em outubro.


Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas