O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

PF prende filho de ex-governador do Pará, acusado de fraudes

Belém - A Polícia Federal prendeu no início da manhã desta terça-feira, Marcelo Gabriel, filho do ex-governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB), após desencadear a Operação Rêmora, com o objetivo de desarticular uma quadrilha que atuava em fraudes na área de arrecadação da Receita Previdenciária. Participaram da operação 130 policiais federais do Pará, Amapá e Maranhão, além de cinco auditores fiscais da Secretaria da Receita Previdenciária de Belém.

Segundo a PF, o grupo participava de licitações fraudadas com preços superfaturados por meio de empresas de serviços e de segurança em nome de "laranjas". A dívida causada pelo grupo, que atuava havia mais de um ano na região, chega a R$ 9 milhões.

Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e, ao todo, são investigadas seis empresas do grupo. O filho do ex-governador e os outros nove presos devem ficar detidos por cinco dias. Dentro de um mês, quando o inquérito será concluído pela PF, o processo será encaminhado à Justiça.

Almir Gabriel (PSDB) governou o Pará de 1995 a 2002 e perdeu a eleição deste ano para Ana Júlia Carepa (PT).

Várias pessoas e empresas alvos da Operação Rêmora já haviam sido investigadas nas operações Galiléia e Caronte e voltaram a atuar de forma transgressora.

O nome da operação, rêmora, é referência a um peixe que se aproveita dos restos alimentares do tubarão.

Com informações da Agência Brasil

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas