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Como desacelerar o crescimento

No discurso, o governo promete fazer o pís crescer mais. Na prática, como se viu na suspensão de novas concessões de rodovias federais, o que faz é pisar no freio

J.R.Guzzo - Exame

O segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está para começar desde as eleições de outubro passado, ainda não começou e promete começar agora com um Programa de Aceleração do Crescimento, apresenta, desde já, uma curiosidade: a decisão mais visível que tomou neste pré-começo foi, justamente, para desacelerar o crescimento.

Quem pisou no freio foi a ministra Dilma Rousseff, ao suspender os editais que habilitariam empresas privadas para a tarefa de operar 2.600 quilômetros de rodovias federais.

Em quatro anos, o governo não avançou nem 1 metro nesse processo: quando enfim ia avançar, parou. O argumento oficial é que a ministra quer a cobrança de um pedágio menor por parte das empresas, algo que teve esses quatro anos para dizer, mas só resolveu dizer agora.

Por que será? Bondade com os usuários das rodovias certamente não é; se está tão preocupado assim com os gastos dos motoristas nos pedágios, por que o governo não reduz algum dos impstos que massacram os donos de automóveis e caminhões? Poderia começar pela Cide, por exemplo, taxa que incide sobre os combustíveis e deveria ser aplicada, justamente, nas rodovias.

O que a ministra não quer, na verdade, é que a iniciativa privada cuide de rodovias. Não quer porque esse programa, iniciado no governo anterior, é um caso de sucesso indiscutível. Os quase 10.000 quilômetros de rodovia que hoje operam em sistema de concessão são, disparado, os melhores do país, e sua comparação com o resto da malha viária é uma vergonha para o governo.

O que aflige o governo não é a situação miserável das estradas; é o cotejo entre sua inépcia na área e a eficácia da iniciativa particular. Já que não faz, então não deixa fazer.

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