O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Evento lembra centenário de Victor Civita

Homenagem ao fundador da Editora Abril, que morreu em 1990, reúne políticos e artistas em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE SÃO PAULO

Evento realizado ontem na Sala São Paulo iniciou as comemorações do centenário de nascimento de Victor Civita (1907-1990), fundador da Editora Abril.

Roberto Civita, seu filho e hoje presidente-executivo e editor do Grupo Abril, foi o único orador de solenidade, da qual participaram as atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Ele qualificou Victor Civita de "um editor de extraordinária sensibilidade", que se dispunha as "fazer bem feito qualquer coisa que se faça", e cujo hábito permanente era o de "pensar grande".

Estavam presentes o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e os senadores Antonio Carlos Magalhães, Edison Lobão e Romeu Tuma.

Amanhã, com a presença prevista do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, a direção da editora iniciará o remanejamento de um espaço público em que será criado o Museu Aberto da Sustentabilidade.

Com o nome de Victor Civita, abrigará uma área verde e mais equipamentos que evocam a preservação do meio ambiente, ao lado da sede principal do Grupo Abril, junto à marginal Pinheiros, zona oeste.

No interior do prédio - av. das Nações Unidas, 7.221-, e em cerimônia aberta a convidados, os Correios lançarão um selo comemorativo ao centenário do empresário, e um busto seu será inaugurado.

Filho de pais italianos, Civita nasceu em Nova York e aos dois anos mudou-se com os pais para Milão. Voltou aos Estados Unidos em 1939, com a proximidade da guerra.

Em 1949 decidiu seguir os passos do irmão César, que criou em Buenos Aires a Editora Abril, que publicava na Argentina as revistas dos personagens de Walt Disney.

A Editora Abril de Victor Civita iniciou suas atividades em São Paulo, em 1950, tendo como primeira publicação as histórias do Pato Donald.

Entre as revistas que vieram em seguida estão "Capricho" (1952), "Quatro Rodas" (1960), "Realidade" (1966), "Exame" (1971) e a edição brasileira da "Playboy" (1978). Nos anos 60 a Abril também lançou a revista "Veja", que mudaria a linguagem do jornalismo semanal.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas