O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Procuradores da República descobrem fraudes no combate à dengue no DF

Residências não receberam tampas de caixa d´água compradas com recursos da Funasa. Elas seriam usadas para evitar a proliferação do mosquito.

Do G1 Com informações do DFTV

Mais de duas mil residências de todo o Distrito Federal deixaram de receber as tampas de caixa d´água. Compradas com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), elas seriam usadas para evitar a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com a Procuradoria da República, há pelo menos 3 anos, as tampas estão abandonadas.

Durante a blitz foi constatado pela Procuradoria um outro problema: os agentes de saúde estavam preenchendo as fichas de controle e inspeção com informações que não eram verdadeiras. Orientados pela Secretaria de Saúde, eles colocavam informações nos relatórios falsas, dizendo que tinham aplicado o produto que combate a larva do mosquito, sendo que o procedimento não tinha sido feito.

“Parece que é uma prática generalizada. Além do fato constituir crime por falsidade ideológica, coloca em risco a saúde da população do Distrito Federal”, afirma o procurador da República no DF, Petersons Pereira.

No total, mil agentes estão nas ruas para orientar a população e fiscalizar as residências. Desse total, 475 são funcionários do governo federal. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Carlos Henrique Ferreira, avisa que Secretaria de Saúde terá que prestar informações sobre o caso.

“O GDF será notificado sobre o problema e será convocado para dar suas explicações”, diz Carlos Henrique Ferreira, diretor do Sindicato.

A Secretaria de Saúde informou que a denúncia não tem fundamento, porque desde 2005 os agentes não aplicam o inseticida.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas