O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

PT e PTB defendem relator que declarou "se lixar" para a opinião pública


MARIA CLARA CABRAL
em Brasília

Líderes do PT e do PTB na Câmara saíram ontem em defesa do deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), que declarou na semana passada estar "se lixando para a opinião pública".

O Conselho de Ética da Casa se reuniria ontem para tratar da substituição de Moraes do cargo de relator do processo contra o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), mas o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), teve problemas com seu voo e a decisão foi adiada para hoje.

O encontro será em sessão reservada, o que desagradou Moraes: "Fui nomeado em sessão aberta e gostaria de decidir esse assunto também em reunião aberta". A iniciativa de fazer o encontro fechado foi de Araújo, que deve colocar em votação o requerimento do DEM e do PSOL que pede a saída de Moraes, deixando a decisão para o próprio conselho.

A substituição do relator causa preocupação a Edmar Moreira. Ontem, a Folha presenciou conversa dele com o colega Milton Monti (PR-SP). Monti tentava acalmar o investigado dizendo que o presidente do conselho não teria coragem de trocar o relator do caso.

Moreira, dono de um castelo avaliado em cerca de R$ 25 milhões, é investigado por mau uso da verba indenizatória. Ele usou notas de suas empresas de segurança para justificar despesas. Suspeita-se que os serviços não foram prestados.

As declarações de Moraes, que também deu a entender que não pediria a punição de Moreira, foram debatidas ontem na reunião de líderes com o presidente da Câmara, Michel Temer. Tanto Jovair Arantes, líder do PTB, quanto Cândido Vaccarezza, do PT, disseram que Moraes é livre para expressar sua opinião e deve continuar na relatoria.

José Carlos Araújo disse ontem que não vai mudar a sua posição de trocar o relator, mas não revelou quem seria indicado. O deputado Pedro Eugênio (PT-PE) recusou o convite.

Outro petista, Nazareno Fonteles (PI), mostrou-se disposto a assumir: "Se for convidado, não vou fugir e assumirei o cargo com a consciência tranquila".

Ele teve o nome envolvido no escândalo das passagens aéreas -bilhetes de sua cota foram usados por terceiros-, mas nega ter participação no caso.

Comentários

Luiz Maia disse…
Tudo farinha do mesmo saco de podridão. São maçãs podres. Não há um pingo de vergonha na cara desses senhores deputados e senadores. Eles "têm o rei na barriga". Vamos ver se continuam arrotando que se lixam pra opinião pública nas próximas eleições.

Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas