O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Renan Calheiros (PMDB) já cogita antecipação de 'eleições gerais'

"Não podemos fechar nenhuma porta", afirmou presidente do Senado


Diário do Poder

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira, 5, ver com “bons olhos” a antecipação de eleições gerais (para presidente e para a Câmara e o Senado) como forma de se buscar uma solução para a crise política. A proposta foi sugerida pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). 


Para presidente do Senado, nenhuma saída política para superar a crise deve ser descartada (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Para Renan, a intenção de Raupp, ex-presidente do PMDB e aliado do vice-presidente Michel Temer, é “bem elaborada” e não se pode descartar - assim como a discussão da revisão do modelo de governo - qualquer saída política para se superar a crise.

“Eu, sinceramente, vejo com bons olhos essa coisa da eleição geral. Acho que se a política não arbitrar saídas para o Brasil, nós não podemos fechar nenhuma porta, deixar de discutir nenhuma alternativa, nem essa de eleição geral, nem a de fazer uma revisão no sistema de governo, e até identificarmos o que há de melhor no parlamentarismo e no presidencialismo”.

Aliado da presidente Dilma Rousseff, Renan Calheiros disse concordar com a tese de antecipar eleições gerais porque é “mais ampla” que a antecipação somente da eleição presidencial.

“Antecipação de eleição presidencial é uma outra coisa. A tese da eleição geral que está sendo defendida, é uma tese mais ampla e pode significar uma resposta da política ao Brasil, que continua a demonstrar muita ansiedade neste momento. Eleição geral é eleição para todo mundo, e só é geral se for assim”, disse.

Mais cedo, Dilma foi irônica ao comentar sobre a sugestão de novas eleições para todos os cargos: “Convence Câmara e Senado a abrir mãos dos seus mandatos e aí venham conversar comigo”.



Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas