GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A CPI dos Sanguessugas quer investigar as ligações telefônicas entre Hamilton Lacerda, ex-petista envolvido no dossiegate, e o gerente de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa. Integrantes da comissão querem apurar se a estatal pode ter sido uma das fontes do dinheiro utilizado para a compra do dossiê.
Santarosa e Lacerda trocaram telefonemas entre 2 de agosto e 14 de setembro --um dia antes da prisão de Gedimar Passos e Valdebran Padilha, envolvidos na compra do material antitucano.
O vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), defendeu que a comissão investigue as ligações para evitar que os parlamentares não avancem na origem do dinheiro do dossiê. "Existem indícios, mas é preciso primeiro analisar os dados. É preciso investigar, sob pena de não concluirmos as investigações", afirmou.
As quebras de sigilo em posse da CPI registram oito trocas de telefonemas entre Lacerda e um assessor de Santarosa, todas no início de agosto. Há 12 ligações do telefone fixo da Petrobras para o celular de Lacerda, que telefonou de volta uma vez, a maioria em agosto. No total, são 36 ligações trocadas entre os dois.
Aloprados
Jungmann confirmou que a CPI ouve nesta terça-feira Gedimar, Valdebran e Expedito Veloso --ex-diretor do Banco do Brasil. É a segunda vez que a comissão tentará ouvir os três, já que na última reunião os parlamentares decidiram adiar os depoimentos. Desta vez, Jungmann garante que a comissão vai interrogar Gedimar, Valdebran e Expedito.
"Eles estão convocados, é dever deles comparecer. Além dos depoimentos, teremos reunião administrativa para votar requerimentos", afirmou.
Na terça-feira passada, por falta de quórum, a comissão cancelou a reunião administrativa para votar requerimentos de quebra de sigilos e de convocação para depoimentos.
No total, a CPI tem uma "fila" de 206 requerimentos para votar até o dia 19 de dezembro --prazo para a entrega do relatório final. Nos requerimentos, os parlamentares pedem informações a órgãos públicos ou solicitam novos depoimentos. Alguns integrantes pediram a prorrogação do prazo dos trabalhos da comissão, mas ainda não há decisão sobre o pedido.
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 $type={blogger}:
Postar um comentário