O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Conselho absolve 7 e condena 3 por envolvimento com máfia das ambulâncias

da Folha Online

O Conselho de Ética da Câmara julgou nesta quinta-feira os processos de dez deputados acusados de envolvimento com a máfia das ambulâncias. Ao todo, a entidade decidiu absolver sete e recomendar a cassação dos outros três.

Foram absolvidos Marcondes Gadelha (PSB-PB), Érico Ribeiro (PP-RS), João Correia (PMDB-AC), Laura Carneiro (PFL-RJ), Wellington Roberto (PL-PB), Wellington Fagundes (PL-MT) e Pedro Henry (PP-MT).

Já os deputados Nilton Capixaba (PTB-RO), Cabo Júlio (PMDB-MG) e Lino Rossi (PP-MT) foram considerados culpados pelo Conselho.

Em janeiro, o plenário da Câmara vai decidir se acata ou não as recomendações do Conselho de Ética e definir se absolve ou cassa o mandato dos deputados acusados.

Culpados

No caso de Rossi, o Conselho concordou com o relatório do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), que apontava o deputado como "elemento-chave para as atividades da Planam", empresa considerada cabeça do esquema de desvio de recursos do Orçamento para a compra superfaturada de ambulâncias.

Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) foi o relator do processo do Cabo Júlio. No relatório, o tucano aponta como principal motivo para recomendar sua cassação o fato do peemedebista "ter admitido que os empresários do grupo Planam efetuaram vários depósitos bancários em sua conta corrente, a título de ajuda financeira para a campanha eleitoral".

O Conselho também acatou o pedido do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que, como relator do processo, pedia a cassação de Capixaba.

Absolvidos

No caso de Correia, o órgão rejeitou o relatório do deputado Anselmo (PT-RO) que pedia a cassação do mandato do parlamentar. Um novo parecer pedindo sua absolvição por falta de provas foi apresentado pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP).

Em seguida, o Conselho aprovou os pareceres do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) que pediam o arquivamento das representações contra Carneiro e Roberto.

O órgão ainda absolveu Fagundes de envolvimento com a máfia. A votação seguiu o parecer do relator, deputado João Campos (PSDB-GO).

O Conselho também aprovou o arquivamento do processo contra Henry. Em seu relatório, o deputado Mussa Demes (PFL-PI) afirmou que não há provas suficientes que o levem a pedir a cassação do mandato do parlamentar.

Outro absolvido foi Gadelha. A decisão acompanhou o voto do relator, deputado Herculano Anghinetti (PP-MG). Emocionado, Gadelha chorou após a decisão do colegiado.

Ribeiro também foi considerado inocente pelo Conselho, que acompanhou o voto do relator, o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

Com Agência Câmara

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas