O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Diretor do programa Luz para Todos pede demissão

Escrito por Josias de Souza

Antecipando-se a uma decisão que o governo já havia tomado, o diretor do programa Luz Para Todos, José Ribamar Lobato Santana, pediu demissão do cargo nesta quinta-feira (24). Se não saísse, apurou o blog, ele seria demitido. É a terceira vítima que a Operação Navalha faz no Ministério das Minas e Energia.

Lobato Santana afasta-se do governo apenas 48 horas depois de o titular da pasta, Silas Rondeau ter entregado, ele próprio, uma carga de demissão a Lula. Antes dos dois, já havia se retirado do ministério Ivo Almeida Costa, que era assessor especial de Rondeau.

Os três têm em comum o fato de freqüentar o inquérito da Operação Navalha na condição de suspeitos. Rondeau foi acusado pela Polícia Federal de receber propina de R$ 100 mil. Seria um prêmio por suposto favorecimento à Construtora Gautama em obras do Luz Para todos, gerido por Lobato Santana.

Quanto a Ivo Costa, chegou a ser detido pela polícia. Foi posto em liberdade pela ministra Eliane Calmon, do STJ, depois de prestar depoimento. A PF sustenta que foi ele quem recebeu, das mãos de Fátima Palmeira, diretora Financeira da Gautama, o envelope com a propina que teria sido repassada ao ministro. No depoimento à Justiça, Ivo alegou que o envelope continha documentos, não dinheiro.

Com a saída dos três, o Planalto imagina ter-se livrado de uma trinca de problemas. Resta agora nomear o novo ministro de Minas e Energia. Algo que Lula deve fazer nesta sexta-feira (24), segundo confidenciou a congressistas que estiveram com ele no Planalto.

O presidente aceitou a indicação feita pelo mesmo PMDB que apadrinhara Silas Rondeau. A pasta será agora gerida por Márcio Zimmermann, atual secretário de Planejamento e Desenvolvimento Enérgico do ministério. Trata-se de um técnico. Foi nomeado por Dilma Rousseff antes que a ministra fosse transferida para a Casa Civil. Dá-se extremamente bem com ela.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas