O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Ministério Público pede cassação de deputado federal do PSDB

da Folha Online

O Ministério Público Eleitoral do Maranhão pediu nesta quarta-feira a cassação do mandato do deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB) por abuso de poder econômico. Ele é acusado de promover, em sua campanha, shows com a "Radiola de Reggae Itamaraty" --de sua propriedade--, o que é vedado pela lei eleitoral.

Segundo o procurador regional eleitoral Juraci Guimarães Júnior, muitas vezes, a divulgação dos eventos com a "Radiola Itamaraty" era feita por meio do mesmo carro de som que veiculava propaganda eleitoral do candidato.

"As festas eram promovidas a preços simbólicos --quando não gratuitos-- em localidades de diversos municípios, sempre com maciça propaganda eleitoral visual mediante a afixação de cartazes e, sobretudo, com a veiculação do jingle da campanha de Pinto da Itamaraty que, em ritmo de reggae, despertava a simpatia do público", afirmou Juraci.

Além da sua própria, os shows também eram usados, na visão do procurador, para promover a candidatura do deputado estadual reeleito Carlos Alberto Franco de Almeida (PSDB).

O procurador cita uma ação de investigação judicial eleitoral (Proc. n.º 3299 Classe 13), que comprovaria a realização de tais eventos. Segundo esta, na cidade de Axixá, em 12 de agosto de 2006, houve uma festa em que o próprio Pinto da Itamaraty esteve presente.

A ação também aponta a realização de festa no dia 15 de setembro de 2006, desta vez no município de Alcântara, na casa de shows Clube Mangueirão. Intitulada "A Mais Bela Idosa" e direcionada à Associação Beneficente de Pensionistas e Aposentados da Terceira Idade, a festa contou com participação da "Radiola Itamaraty", que foi cedida gratuitamente pelo candidato, segundo relatou um dos organizadores.

As radiolas de reggae são equipamentos de som potentes que são levados a festas de reggae, principalmente no Maranhão, onde esse ritmo é bastante popular.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas