O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

"PARLAMENTO DEVIA DAR EXEMPLO", DIZ SUPLICY SOBRE REAJUSTE

Aumento próximo ao custo de vida seria mais "adequado", opina. Salários de deputados e senadores passarão a R$ 24.600,00.


Agência Estado

O senador petista Eduardo Suplicy (SP) criticou a decisão dos presidentes da Câmara e do Senado em assinar um ato conjunto elevando o salário dos parlamentares em 91%. "O mais adequado seria um reajuste próximo ao aumento do custo de vida. Eu disse isso aos presidentes Renan (do Senado, Renan Calheiros) e Aldo (da Câmara, Aldo Rebelo) nesta manhã", emendou.

E continuou: "Levando em conta as muitas necessidades prementes e os ajustes modestos (da classe trabalhadora), o parlamento deveria dar o exemplo." Suplicy destacou, ainda, que está preocupado com a repercussão dessa medida na opinião pública. "Acho que (o aumento) não será muito bem recebido."

O deputado federal eleito José Aníbal (PSDB-SP) também criticou a decisão do Congresso. "Isso me abateu profundamente, porque eu achei que eles teriam o pudor de não mexer nos salários dos parlamentares. Lamento profundamente (a decisão) e tenho a utópica esperança de que essa insanidade possa ser revista", reiterou.

Aníbal, que exerce atualmente o cargo de vereador em São Paulo, disse também que essa medida pode ser classificada como uma amostra do que será a próxima legislatura no Congresso. "Que autoridade moral, ética e política o parlamento poderá ter para votar, por exemplo, medidas que impliquem em cortes de despesas ou de desperdício, se o exemplo que se está dando com esse aumento é justamente o oposto?"

Na avaliação do tucano, este aumento de salário favorece aqueles que não tem compromisso com a democracia. "O Brasil quer um parlamento que dê exemplo e não um parlamento que faça o país afundar."

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas