O Essencial da Política. O Príncipe, Apologia de Sócrates, do Contrato Social - Caixa (Português)

Heloísa Helena: 'governo Lula é mais corrupto que Collor'

Yala Sena, do Terra

Teresina - A ex-senadora e atual presidente nacional do Psol, Heloísa Helena, afirmou neste domingo, ao participar da 15ª Convenção Lojista, em Teresina, no Piauí, que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva é "infinitamente" mais corrupto do que o governo Fernando Collor, levando em conta as apurações das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e os procedimentos investigatórios.

"Eu não gosto de estabelecer hierarquia na corrupção. Agora, é evidente que os dados que foram disponibilizados e apurados nas CPIs, além dos procedimentos investigatórios, e se levando em conta o montante por cifra, o atual governo, sem dúvida, é infinitamente mais corrupto do que o outro governante (referia-se a Collor)", afirmou a ex-senadora.

Heloísa Helena falou para um público de mais de 600 pessoas, na maioria empresários piauienses, sobre a "Conjuntura política nacional - uma visão de Brasil", no Centro de Convenções de Teresina. A ex-senadora, que atualmente dá aulas na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, foi aplaudida por várias vezes na palestra, principalmente nas duras críticas que fez ao governo Lula.

"Saber quem rouba mais ou rouba menos é o caso, se não vamos ter que abrir todos os presídios brasileiros para que os pais de famílias que roubavam e não sejam punidos. Ninguém está propondo isso", afirmou. "Essa comparação é ruim para o aprimoramento da democracia, é ruim também para o espírito do povo brasileiro que passa a incorporar a idéia de que 'rouba mais faz'", destacou.

"Bandidismo"

Na palestra, a ex-senadora afirmou que quer vivenciar a experiência de estar na Presidência da República e ter uma minoria no Congresso Nacional. Segundo Heloísa Helena, essa idéia de que ninguém governa com maioria dos deputados e senadores é para justificar o "bandidismo do Congresso".

"Não se precisa do Congresso para definir as políticas para a Saúde, para definir a política de juros. O único momento que o chefe do Executivo precisa do Congresso é na aprovação do orçamento. Só tem parlamento corrupto quando se tem um chefe do Executivo corrupto. Ninguém se vende se não tiver quem compre", afirmou Heloísa Helena, que foi bastante assediada pelos lojistas. Após a palestra, ela deu autógrafos e tirou fotos com fãs no local.

Em Teresina, a ex-senadora participa ainda de uma planária estadual com os militantes do Psol, no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Comentários


Amazon Prime Video

Postagens mais visitadas